sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fase inicial de um aprendizado

                      ORIGEM E O USO DA LINGUAGEM

       A criança recorre ao gesto impulsionado e após outro gesto para expressar o que pensa no prolongamento à lembrança presente com a imitação. Esta frase "PARECE CONFUSA, MAS ESTÁ ESCRITA DE MANEIRA  DISTINTA E COM UM OBJETIVO".
      Vamos pensar no recado fundamental que ela contém?  A imitação. O querer imitar sobrepõe-se a ação do poder, elaborando, copiando a ação no "Aqui e Agora".
       A afetividade se relaciona nos gestos com relação ou movimentos expressivos junto aos pais. Sendo a afetiva à mãe.
       A cognitiva se refere à ação direta ao meio físico.
       A linguagem reforça a identificação de diferentes objetos e a sua realização.
       O andar e a linguagem colocam a disposição da criança, um mundo exterior.
       O pensamento, portanto, e as origens da linguagem servem para a constituição
do "EU".  e são caracterizados por uma inteligência sensório motora, e relaciona-se .
       A  nomeação dos objetos, a cada um objeto corresponde a um nome
       Períodos da 3ª pessoa e o da 2ª pessoa - A criança não sabe distinguir o "EU do TU" que são dirigidos.
      Períodos de posse: "MEU".
 
                                 
                                        A INTERMEDIAÇÃO DO PROFESSOR
 
           A  criança deixa de ter dependência da mãe e cresce até atingir a idade escolar. Para este momento esperado pela família, tios, avós, amigos, vai existir o lado emocional em que se tratando de filho, o amor fraterno, dá um ligamento de saudade para eles. Conforme a o primeiro dia de aula se tem a despedida e o afastamento dos corações umbilicais. Dizer a isto que o costume de ter uma criança em casa e apegados fraternalmente, e ao se colocar em uma escola estamos dando asas a imaginação e um  vazio no lar. Considerando que a escola é um segundo lar, projeta-se que uma professora substitui um familiar, só que o objetivo é mostrar uma vivência em grupo.  E após fazer a criança conhecer um novo mundo que a ela será adaptada. Nos relacionamentos entre os alunos, a sua tarefa principal é de possibilitar a  abertura entre alunos, de frestas nas redomas, que enjaulam cada aluno. Ao falar desta forma o mundinho de cada um esta sendo descoberto na hora em que o grupo se apresenta e fazem as tarefas, com a abertura de suas guardas, e dão liberdade de participação com amizades. As afinições entre os colegas fazem com que a utilização de objetos por todos, agora são de uso comunitário, ou seja pertencem a classe. A descoberta de amigos fazem esquecer os laços familiares, até o encerramento  do turno escolar. Voltando a vivenciar com o lar. A criança mostra o que aprendeu, e conta fatos curiosos e como foi na aula ,a merenda, o conhecimento das tias, tratamento dado as merendeiras e professoras. Justificando que substituem a mãe nestes horários. Na unificação das turmas, surge o aluno deficiente, ou em questão chamamos de aluno especial. Para tanto a inclusão junto aos chamados normais é uma pratica para que todas as crianças consigam viver com os colegas que precisam de ajuda. E mais para frente veremos que pessoas com deficiência visual, auditiva ou com síndrome de Douw, são também integradas. Desperta a curiosidade para entenderem o que as fez nascerem ou ficarem com estes tipos de deformações. Uma delas que "Papai do céu" deu  uma missão a elas para se comunicarem com outras crianças que apresentaram estas dificuldades e precisaram de alguém que sabe viver assim. O reconhecimento dos alunos, usando os nomes  e pejorativos ou deficientes, sem a figura do aluno inteligente, não haveria a figura do
 especial. Tudo que foi comentado nesta parte do capitulo, referem-se a idade inicial escolar. Portanto ao que surgir mais adiante na formação de um aluno o intermediário é o Professor a que tem a didática para solucionar qualquer eventual em suas explicações quando pedidos. Usando uma frase em que o escritor VYGOSTIKI deixou como legado.
                         "Qualquer ensino pode levar a aprendizagem"
 
 
 
 



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