segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

OS PAITROCINADOS

              
                     O absurdo que se vê dentro da sala de aula, alunos que entraram aos cursos, sem terem o que fazer em casa e nem perspectivas de futuro para ver se tem aptidões, sendo paitrocinados pelos pais, por terem bagagens educativas particulares, tiveram sorte a sorte e inteligência de conseguir superar as dificuldades sem problemas, enquanto que colegas vindas de classes baixas  têm o infortúnio de estudarem em escolas de poucos recursos e se sentem sem apoio dentro de uma escola. Existem alguns docentes que até se esforçam para promover equiparação nas salas. Porém os privilegiados não se importam com a presença de professores, pois conseguem superar por seus conhecimentos  as notas para passar de ano letivo. Sem se importarem com a presença de quem realmente quer aprender, os que têm origem de etapas de dificuldades. Quando é oferecida uma viagem é quase sempre os" paitrocinados ", que podem ir, porque a precariedade das famílias que sustentam os outros, faz do pouco a sobrevivência e não conseguiriam fazer a diferença para o aluno completar uma tarefa para a sua formação.
    Dentro das salas de aula vemos poucos colegas de verdade, não existem provações de ajuda à colegas que tem dificuldades. Nota-se mais a patota da oba-oba.
   No final todos querem a "toga", porém não fazem o menor esforço de ajudar ao colega espontaneamente. Safem-se os que venceram primeiro, esqueçamos os atrasados.
                                            "VIVA PASSAMOS DE ANO"!

ESQUECI DOS MEUS COLEGAS BEM DEPRESSA.

 Agora a explicação para este texto escrito, isto tem um fundo de verdade e acontecimento real.  Devido o favorecimento que acontecia em salas de aula, em que colegas que pouco se interessavam de participar de algumas matérias, simplesmente saiam da sala em que estavam e iam para a lancheria, ou corredor até que terminasse esse período. Dentro desta situação estes mesmo tinham outros amigos que escreviam e passavam para esta turma de pouco interesse. Assim, os que ficavam na sala perdiam a atenção pelo movimento de entra e sai, que com dificuldade conseguiam aprender. Estes desinteressados conseguiam através de grupos uma falsa ideia de alunos. Pois na verdade a aprendizagem não interessava, chegando ao cumulo de dizer que estavam aí só para passar o semestre e não seria usado em momento algum. Quanto a viagens para acompanhar e ter alguma atualização, colegas não podiam acompanhar nas mesmas por falta de recursos. Pois os gastos que fizessem fariam falta para o seu mês.  Mesmo que uma bolsa de auxilio fosse dado, a economia teria de ser feito para poder permanecer nos dias de participação nos eventos. E por fim aqueles que deixaram os colegas para trás sem se importarem a prestar uma ajuda de amizade e solidariedade.  Com o passar do semestre, possivelmente os valores se invertam e estes mesmos saindo da formação de seus grupos tenham dificuldade de prosperar nos estudos.  O esquecimento de que participaram do semestre com eles, deixaram com uma visão do passado presente que foram colegas de aula.
     Quem sabe que ao receber o certificado auferido após a conclusão, a memória deles faça uma retrospectiva do grupo que iniciou junto e sentirá uma pontinha de saudades dos colegas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário