sábado, 27 de junho de 2015

Meu aprendizado com o PIBID

                  Meu aprendizado participando do PIBID


                     Meus dias deste ano de 2012, foi ter uma nova experiência com a educação na docência, para expor meus conhecimentos adquiridos nesta grande jornada que fiz.            
                    Uma tarefa em principio desconhecido, o que e como seria a minha reação como a um docente.  Estive pensando também como seria a minha chegada e apresentação em uma escola, encarar o novo, a pouca informação de quantos alunos, qual a minha posição em frente as exigências e tarefas a serem mostradas.  Quando entrei na escola fui apresentado a direção como um professor, titulo este que engrandeceu minha curiosidade. Para esta  tarefa fui informado que teríamos alunos demais em sala e por isto que dividiríamos a turma em duas metades.   Uma ficaria conosco e a outra a professora daria a matéria especifica dela. Agora digo onde foi minha colocação.   Fiquei feliz a ser um substituto de colegas que pertenciam ao PIBID e estavam deixando para traz as suas amostragens numa escola municipal, na cidade de Santo Augusto. Escola municipal Sol nascente.
                Por várias vêzes consegui conduzir e ficar satisfeito de ver os alunos interessados no modo das apresentações de novos projetos, e também das ferramentas de informática utilizados.
                Meus colegas e outras que vieram a substituir, passaram a serem  componentes que se somaram trazendo ideias novas e assim alicerçaram com consistência o laboratório. Nossa tarefa era de conduzir todos os dias um tipo de informação relativa as matérias dadas no período cursivo. Para tanto fomos colocados com a responsabilidade de dar aula a todas as séries do ensino fundamental.
                 Com o passar dos tempos iniciou-se um rodizio, e como já atingi a média de 02 anos na mesma escola solicitei a possibilidade de vir a dar aulas para os alunos do ensino médio no IFFarroupilha .   Fiz a inscrição para esta oportunidade e fui aprovado para então iniciar uma nova experiência de conhecimento.
                 Meu direcionamento foi estar presente através  do PIBID em sala de aula mostrando aos alunos o meu conhecimento que seria somado as aulas do professor em hardware.
                  De regra era ajudar nas suas aulas e depois com a oportunidade de encarar o desafio de ser professor. Eu fiz então o que sempre tinha no meu pensamento, ensinar a eletrônica para conhecimento dos alunos, entusiasmados, queriam conhecer mais sobre o complexo aprendizado. Isto no ano de 2014,para o segundo semestre, pois ao primeiro semestre iniciou-se uma nova fase no conjunto de aprendizado de fases e conhecimentos nas pesquisas. fato que serviu para viajar e conhecer outras cidades como Santa Maria, Santa Cruz, Passo Fundo onde tivemos a oportunidade de conhecer modos de apresentar oficinas, Com a ultima vez que participei também na cidade de São Vicente do Sul onde foi vivenciado a apresentação de um trabalho para alunos com deficiência visual.  Seguindo o assunto referendado as aulas de hardware não faltou vezes em que a minha vivência em eletrônica despertasse a vontade de saberem como construir em robótica.   além de minha presença nesta área outro colega dividia suas ideias aos alunos, tudo fazendo parte de um acompanhamento do professor. Para este ano de 2015, a nossa presença em reuniões oportunizou o debate de ideias, criação, apresentação, pesquisa sobre assuntos pertinentes a utilização de ferramentas, e conhecimentos colocados aos alunos. mesmo com estas reuniões continuamos a fazer nossos trabalhos de acompanhamento, inserções e ensino de nossos conhecimentos na prática. Meu objetivo está sendo alcançado dentro dos critérios que temos utilizado para formar técnicos em informática no ensino médio.    Meu conhecimento e formação técnica somado aos conhecimentos de colegas estão gerando uma turma de domínio na área do Hardware, algo novo. Uma categoria de profissionais com conhecimento de soluções técnicas e não curiosos, trocadores de peças em um computador. Para o semestre que se encerra, agradeço a oportunidade de ter contribuído com a nova geração, bem como fico satisfeito de  ter aprendido na pedagogia e didática os  vários modos de mostrar como se faz uma docência. Para começar algo novo, faço questão de prosseguir ensinando meus conhecimentos para que as gerações futuras tenham realmente consistência das responsabilidades assumidas.
                
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário